Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
17
18
19
20
22
25
26
27
29
31
arquivos
2014
2013
2012
2011
2010
2009
Posts mais comentados
21
Out
09

Cálcio como factor milagroso para a cura da osteoporose! Pois é ,não passa de mera publicidade esta ideia de que o nosso osso tem como principal componente o cálcio. Isto é errado!

Primeiro porque os nossos ossos têm na sua composição mais uns 11 minerais (  boro, crómio, enxofre, ferro, flúor, fósforo, magnésio, manganésio, potássio, selénio, silício, e zinco) para além do cálcio. Segundo, para que esse osso seja eficientemente mineralizado é necessario proteína para a formação do mesmo. Para além disso,a  vitamina K2( presente em vegetais de folha verde escura) assim como a  vitamina D ( sol como principal fonte) são também cruciais para uma boa manutenção da massa óssea. 

Quanto a fontes alimentares de cálcio...podem perfeitamente  ingerir cálcio de alimentos tais como bróculos, a nossa famosa couve galega , oleaginosas (amendoas) entre outros.. e como já devem ter uma ideia, raramente ingerimos elevadas quantidades deste tipo de alimentos ao contrário do leite de pacote, que escorrega facilmente pela garganta . Há que ter em atenção que cálcio em excesso no nosso organismo não é bom uma vez que se pode vir a depositar-se nas artérias .

Para quem não gosta de leite ficam aqui algumas boas noticas, pois não precisa do leite para obter calcio, para os mais fanáticos a minha recomendação será: moderação no consumo do leite e variar mais na alimentação.

 

 

 

 

 

 

 Fonte da imagem : http://www.camararafard.sp.gov.br/noticias/integra.php?cod=513

publicado por Drª Catarina Cunha às 10:56
|  O que é? | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
BoasOnde posso comprar a batata yacon em Portugal?...
Gostei muito do artigo porque fala do impacto da a...
excelente artigo! muito obrigado, todos estamos su...
Como ninguém comenta... Eu concordo plenamente. Ma...
Não entendo como os pais podem alimentar as crianç...
blogs SAPO