Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
17
18
19
20
22
25
26
27
29
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2014
2013
2012
2011
2010
2009
Posts mais comentados
23
Out
09

 

Podem estar a questionar-se o porquê de uma nutricionista falar sobre dentes saudáveis..razão esta , e muito simples, porque hoje em dia existe um elevado número de crianças com necessidade de usar aparelho por terem os dentes tortos e isto dever-se em muitos casos devido a uma má alimentação.
É um facto que hoje em dia uma grande percentagem das nossas crianças ingerem alimentos já quase que triturados senão triturados por completo.
Senão vejamos: Há uns bons anos atrás as crianças comiam frutas, vegetais crus, cerais integrais e grãos mais duros que necessitavam obrigatoriamente de uma boa mastigação. A mandíbula era assim exercitada e o crescimento dos músculos da face, assim como dos dentes tinham um crescimento saudável.
Assim que a indústria começou a apresentar alimentos refinados, carregados de açúcares e a maioria deles de facílima mastigação os problemas de dentição também começaram a subir em flecha. Começou a haver um maior consumo de pão branco, arroz branco, cerais de rápida mastigação e cheios de açúcar, fruta já triturada de fácil ingestão, alimentos muito cozidos e macios entre muitos outros.
Ora é claro, que para nós (mulheres principalmente) que andamos sempre atarefadas com o nosso trabalho entre outros milhares de encargos é muito mais fácil e prático darmos às nossas crianças “ alimentos” que nos facilitem a vida e que as deixem todas satisfeitas sem fazerem birra. Acontece que ao procedermos assim só estaremos a contribuir para uma má nutrição e desenvolvimento das mesmas!
Começou-se rapidamente a trocar a fruta pelo iogurte, pudim e até pela gelatina…
A mãe com pena que o filho não goste da casca da maçã ou da pêra por esta ser rija para os seus dentes começa a tirar a casca e a dar ao seu mais que tudo fruta descascada, esquecendo-se que o que deitou fora era o principal da fruta…O problema é que por vezes as mães tanto se preocupam que o filhote acabe mas é a sopa ou a papa que demoras horas infinitas a comer que lhes acaba por passar ao lado factores essenciais para o seu crescimento.
E que tal um bife? Naaa .. um hambúrguer é bem melhor e é bem mais fácil de mastigar !! A criança começa assim um estilo de vida pouco saudável em todos os níveis. .. e um deles é a preguiça para mastigar!
Assim que a criança começa a ter dentes todos os pais deveriam “perder tempo” a incentivarem os filhos a mastigarem novos alimentos e não recorrerem sempre a sopas toda passada, frutas trituradas com a varinha mágica…
Há que os persuadir com alimentos do tipo: fruta com casca, oleaginosas (amêndoas, nozes, caju, castanha do maranhão), flocos de aveia, quinoa, vegetais crus (cenoura, alface, tomate…), legumes ( grão –de-bico, lentilhas, feijão..), carne e peixe.
 
publicado por Drª Catarina Cunha às 17:03
|  O que é? | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
https://yaconportugal.com/
BoasOnde posso comprar a batata yacon em Portugal?...
Gostei muito do artigo porque fala do impacto da a...
excelente artigo! muito obrigado, todos estamos su...
Como ninguém comenta... Eu concordo plenamente. Ma...
blogs SAPO